segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FALANDO SOBRE CONSUMO DE ÁGUA, LIXO E MEIO AMBIENTE



MAURÍCIO WALDMAN é professor universitário, pesquisador, consultor e escritor.

Maurício Waldman é autor (ou co-autor) de 15 livros, centrados basicamente nos campos do saber geográfico e antropológico. Dentre as temáticas, destacam-se as do meio ambiente, cultura, educação, política e africanidade.

Waldman atua como Consultor Internacional ad-hoc da AFRO-CHAMBER: Câmara de Comércio Afro-Brasileira, como colunista da revista BRASIL ANGOLA MAGAZINE e do jornal CULTURA, publicado em Luanda, Angola.




Priscila Kirnser para o Programa Fiscais da Natureza entrevistou o antropólogo, sociólogo e Dr. em geografia Mauricio Waldman, falando sobre seu novo livro, lixos: cenários e desafios


Manifesto Eco Modernista e a crença tecnológica como superação da crise ambiental

Manifesto Eco Modernista e a crença tecnológica como superação da crise ambiental. Entrevista especial com Maurício Waldman “O Manifesto Eco Modernista se indispõe com o que acredito ser uma das maiores contribuições do ambientalismo: a defesa da justiça social”, critica o pesquisador. O Manifesto Eco Modernista, lançado recentemente por pesquisadores de universidades britânicas e americanas, “não tem como ser ignorado”, mas isso “não implica aceitar as teses” propostas no documento, pontua Maurício Waldman em entrevista à IHU On­Line, concedida por email. Na avaliação do pesquisador, o Manifesto “revela adesão apaixonada ao ideário da ecoefiência, matriz de linhas de pensamento como o capitalismo ecológico ou a economia verde. Isto explica a razão de as considerações associadas ao meio natural e à noção de justiça ambiental serem raras ou inexistentes”. Entre os pontos centrais do Manifesto Eco Modernista, destaca­se a discussão sobre o papel das tecnologias para resolver os problemas ambientais, em oposição aos impactos promovidos pelo moderno estilo de vida. “Note­se que o Manifesto sequer menciona os impactos promovidos pelo moderno estilo de vida e seus sucedâneos, o consumismo e a sociedade do descartável. Isto apesar de serem inseparáveis dos mecanismos que estão alimentando a crise ambiental dos tempos modernos. (...) A aposta básica do documento é a intensificação das atividades humanas respaldadas por técnicas a/ançadas, tendo por meta o avanço da modernização”, frisa. 
//Fonte: 17/08/2015




O teor integral da entrevista MANIFESTO ECO MODERNISTA E A CRENÇA TECNOLÓGICA COMO SUPERAÇÃO DA CRISE AMBIENTAL - ENTREVISTA ESPECIAL BOLETIM IHU UNISINOS COM MAURÍCIO WALDMAN pode ser acessado no link que segue:
http://mw.pro.br/mw/eco_PDMW_ManifestoE.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão para acrescentar no blog;